1965 – Família pequena, casa pequena.
Era fundada em 26 de Setembro de 1965 a primeira igreja do Nazareno em Americana, sob a direção do pastor Robert Collins Jr. e sua esposa Francis Collins e depois pelos pastores Felício de Mário, Eglai Coutinho, Estevan Heap, Lúcio Ariovaldo dos Santos. Em uma simples capela de 80 metros, com um terreno de 300 metros, na Vila Medon, suas paredes e teto eram formadas com telhas em cimento amianto. Começou com alguns cultos de louvor e adoração ao Senhor e foram conquistando a simpatia de muitos, iniciando assim uma eterna história de fé e dedicação a cidade de Americana.

1980
O Pr. Anips Spina dá continuidade ao trabalho, acompanhado agora por 120 irmãos. A igreja passa a funcionar bem próxima da antiga capela, em um sobrado de 450 metros com um terreno da mesma dimensão. Retomando seu processo de crescimento, inicia-se a estruturação de seus ministérios e lideres. Sempre envolvida com a sociedade em seus projetos de ação social e assistencial, divulgando o Evangelho e o amor de Jesus Cristo.

1994
O pastor Cyllas Ribeiro de Marins assume a direção com uma membresia de 250 pessoas. O crescimento era constante e até 1997 fez-se o que era possível; reformas, galeria, cultos seqüenciais etc. – para melhor acomodar os irmãos.

1997 – “Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra…” Gn 12:1

Em vista do grande crescimento da membresia – nesse momento aproximadamente 600 membros – tornou-se necessária uma mudança de espaço, um passo de fé. Após muita oração e procura, encontraram, próximo dali (rua Tamoio, 657 – Vila Sta. Catarina) um salão para alugar, com 2800 metros de contrução. À primeira vista parecia uma idéia absurda, mas o povo de Deus confiou no Senhor da Igreja e se levantou com fé para a obra. Em 09 agosto de 1997 a igreja do Nazareno passa a funcionar no novo endereço.

2000 – “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra…” Gn 1:28

Até então, única na cidade, Igreja do Nazareno em Americana começa a gerar filhas no município. Do ano de 2000 até 2006 foram geradas as congregações: Parque das Nações, Antônio Zanaga, São Jerônimo, Cidade Jardim, São Vito – Vila Bertine e Boa Vista – São Luiz, Vila Dainese e Praia Azul

Outras 8 igrejas também foram geradas fora do município de Americana, localizadas em Santa Bárbara d’Oeste (1995), Nova Odessa (1996), Araras (2000), São José do Rio Preto (2001), São Carlos (2002), Araraquara (2004), Jales (2004) e Três Lagoas-MG (2005).

“Oh, minha alma, louva ao Senhor!” Salmos 103:01
O Evangelho do Senhor também tem sido pregado através da música. Em setembro de 2004 o Ministério Canto do Céu – liderado pelo pr. Mateus Ferraz de Campos – grava seu primeiro CD ao vivo, “Canto do Céu” em setembro de 2005 é lançado o primeiro DVD, ” Canto do Céu”. Em 03 de junho de 2006 lança seu segundo CD e DVD ao vivo “Rocha Minha” trazendo em sua curta caminhada uma série de testemunhos de pessoas e famílias que foram transformadas ao ouvir as canções.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar…” Pv 22:6
Pensando no futuro de nossas crianças, e em vista da qualidade duvidosa do ensino que hoje é ministrado na maioria das escolas, a igreja do Nazareno em Americana oferece o Colégio Nazareno de educação infantil, ensino fundamental I e ensino fundamental II. Contando com um corpo docente composto totalmente por profissionais cristãos, o colégio proporciona um ensino de qualidade e segurança, mantendo sempre os valores e a ética.

“Quando tive fome me deste de comer…” Mat 25:35
A Palavra de Deus alimenta o nosso espírito e alma, mas também estimula-nos a alimentar estômagos vazios. Percebendo seu papel na sociedade, a Igreja do Nazareno criou o “Restaurante Prato Cheio” e a “Padaria Oficio Pão Nosso” onde foram ministrados cursos profissionalizantes na área de panificação e confeitaria. Toda a produção era distribuída para instituições beneficentes e à população de baixa renda de Americana.

2005 – “Alarga o espaço da tua tenda…” Is 54:2

Na sede de Americana, com um número expressivo de aproximadamente 3000 membros, onde ministra-se a Escola Dominical, cultos específicos de Santa Ceia, Missões, cultos aos Domingos (três cultos e ministração para crianças), às Segundas-feiras (Empresários e Profissionais Liberais), às Terças-feiras (Libertação e ministração para crianças), às Quartas-feiras (Cura Divina), às Quintas-feiras (Tarde da Bênção e evangelismo de mulheres) e aos Sábados (Juventude e Núcleos de jovens e adolecentes).

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus.” Hb 11:6ª

​Aquele espaço, que no início parecia imenso, hoje comprova que os planos do Senhor são muito maiores. Não bastou apenas gerar filhas, é hora de ampliar novamente… Inicia-se, portanto, a mais nova etapa da igreja do Nazareno em Americana: a segunda mudança. Não mais para um prédio alugado, nem tampouco para um lugar limitado, mas sim para um terra que Deus preparou, visando continuar ali o seu maravilhoso plano.

Planejado para ser um grande centro de treinamento, inclusive de Missões, onde se ministre as boas novas do Reino de Deus, o terreno possui mais de 103.000m², bem localizado, em uma área de fácil acesso onde ao lado funciona uma universidade (ponto estratégico para evangelismo). A primeira construção como não poderia deixar de ser – será a do Centro de Oração, de aproximadamente300m², que permanecerá aberto 24 horas por dia, com total conforto e segurança. O templo principal possuirá uma área de 7.000m², acomodando confortavelmente um total de 5.000 pessoas.

“Disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra” Ne 2:18b

A boa obra já foi iniciada, e você pode participar dessa etapa que marcará não somente a história da igreja do Nazareno em Americana, mas também a história da cidade de Americana, região e país. Envolva-se, participe, contribua e principalmente ore por esta obra que nasceu no coração de Deus. Seja você também um instrumento nas mãos do Senhor, ajudando a família da fé a ser cada vez maior e melhor.

Igreja do Nazareno. A igreja da família.